"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”. Amyr Klink.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Deserto... camelos

Como entramos no Marrocos nao poderíamos deixar de fazer o passeio pelo deserto do Saara e ainda montados em camelos. Acho que seria como ir à Salvador e nao descer o elevador Lacerda ou ir à Copacabana no Rio. Para esse passeio, nossa base foi a cidade de Merzouga, onde deixamos nossas mochilas grandes e partimos para o acampamento no meio do deserto, montados em camelos, para passar a noite. No caminho do acampamento uma coisa me incomodava, pois estávamos eu e Osmir montados cada um com seu camelo e o guia Malaquin na frente, andando sobre as duas. Achei o fato dele andar à frente estranho, pois imaginaria que ele poderia muito bem ir montado em um terceiro camelo. Daí, no espanhol aportuguesado (sim, ele falava em árabe, em inglês com muita facilidade e espanhol também - fiquei com inveja disso também) perguntei por que ele nao estava em outro camelo. Ele logo disse que nao gostava, que os camelos sao utilizados para transportar mulheres grávidas, mantimentos, materias e turistas, pois é muito desconfortável. Nao é que ele tinha razao! Montar cavalo, mula, burro é outra história.
O pôr-do-sol no deserto foi muito bonito, assim como o nascer, sem nenhuma nuvem. A noite é o céu é bem estrelado, apesar da lua crescente.

O camelo. Tipo curioso. Parece teimoso e nada confortável montá-lo.



No dia seguinte, quanto voltamos para o hotel, na mesma formaçao, eu e Osmir montados e Malaquin caminhando, torcíamos para chegar logo, quase pedindo para ir caminhando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário