"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”. Amyr Klink.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A gastronomia andina...







Além dos cebiches (que afinal de contas, é chileno ou peruano???), as truchas em suas diferentes versões (a la plancha, rellena, al ajo ...), o registro fica por conta do "rocoto relleno", uma espécie de pimentão recheado, porém com um toque mais picante que o nosso. A primeira vez que provamos foi durante a trilha inca, obra do cozinheiro do grupo, verdadeiro Chef da cozinha peruana.

Também provamos os "secos" e "chicharones", principalmente os de cordero (Peru) ou de Chivo (Equador); os "lomos saltados" e os amarelos "ajís de gallinas", o locro de queso, o "tacu tacu" ( que é uma espécie de "baião de dois" frito, consegue imaginar?)... pratos todos muito saborosos. Acompanhados invariavelmente de "papas" (batata) e da "palta" (ou abacate sem gosto, rs). As refeições sempre com os "primeiros" (entradas, normalmente sopas, caldos ou saladas) e "segundos" ("platos fuertes" ou "de fondo").








Não chegamos a comer o nacionalmente apreciado Cuy, mas nos encontramos com o próprio, vivo, nos mercados e nas residências. Dizem que a carne é macia e mais saborosa do que a do coelho. Ainda não foi desta vez!



Nas ruas, no Peru, o indefectível e saboroso Choclo, milho branco cozido, servido sempre com um pedaço de queijo bem salgado.



No Equador, as "empanadas de morocho", uma espécie de pastel feito também de um milho branco (o Morocho), com recheios diversos.



Nas bebidas, provamos a aprovamos a cerveja Cusqueña, o pisco sour (outra celeuma Chileno/Peruana) e descobrimos a "chicha morada". Já conhecíamos a chicha, bebida fermentada feita com milho, porém a chicha morada é muito mais gostosa e refrescante. Feita com um milho roxo, é servida gelada e com vários outros ingredientes, limão, sumos de outras frutas... No aspecto, lembra a sangria española, mas com sabor totalmente diferente e peculiar. Aprovamos e recomendamos fortemente...



Em Quito, o "canelazo", bebida mais forte, servida quente nas portas dos restaurantes de "La Ronda", nas versões naranjilla e mora... Grande pedida! (não temos fotos... a câmara fotográfica tremia muito, kkkkkkkk)

Sobremesas (ou "postres"): não achamos que seja o forte da cozinha andina (a exemplo das compotas, quase sempre meio sem graça para nosso paladar). Mas vale registrar a "mazamorra morada" (novamente feita com o milho roxo), que normalmente é servida junto com o "arroz con leche", mistura legal, aprovamos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário